No primeiro texto deste projeto, falei da importância de se estudar a mídia e compreender como cada meio de comunicação atua. Cheguei a destacar a incrível presença da Internet no Brasil, com pessoas de 18 a 64 anos passando em média mais de 9 horas por dia online. Mas afinal, como a Internet funciona?
Breve história da Internet
A origem da Internet se dá durante a guerra fria, quando o medo de uma guerra nuclear entre as duas maiores potências da época – Estados Unidos e União Soviética – chegava a ser palpável. Neste contexto, era necessário criar uma forma de comunicação que se mantivesse mesmo que os EUA fossem atacados por armamento nuclear. Pesquisadores, como Paul Baran e Donald Davies, chegaram à ideia de criar redes distribuídas que funcionassem através do envio de pacotes de informações.
Na mesma época, o governo dos Estados Unidos criou a ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), que logo passou a se chamar DARPA, em resposta ao primeiro satélite artificial da história, o Sputnik, lançado pelos soviéticos. Foi a ARPA que primeiro começou com o trabalho de conectar computadores à rede. Em 1969 surgiu, então, a ARPANET, que ligava principalmente computadores militares e de instituições acadêmicas.
Nos anos 1970 e 1980 a Arpanet vai pouco a pouco deixando de ser exclusivamente algo acadêmico e militar e passa a ser, também, pública. A criação de protocolos como o TCP/IP permitiu que redes diferentes se conectassem, passando a ser chamada de Internet.
Já nos anos 90, Tim Bernes-Lee cria a World Wide Web (WWW), que é basicamente um sistema unificado para o acesso e compartilhamento de informações. Foi aí que surgiram termos que usamos até hoje: http, URL e HTML. Esta é a chamada Web 1.0.
Por fim, nos anos 2000, a Internet ganha novos contornos. Com a evolução tecnológica, novas possibilidades passaram a nascer no ambiente online. Sites de redes sociais, como o Facebook ou o Orkut, blogs, fotologs, sites de distribuição de vídeos, todas essas invenções nasceram aqui. A isto se chama de Web2.0.
Funcionamento da internet
Mencionei acima diversos termos técnicos (HTML, URL, HTTP, TCP/IP). Quando começamos a estudar a Internet, nos deparamos com uma infinidade de siglas. Mas não é preciso conhecer cada detalhe para entender o funcionamento básico.
Uma boa comparação é com o envio de uma carta: você vai ao correio mais próximo, deixa a carta na unidade mais próxima, que é levada para outra unidade mais próxima do local do destino e, finalmente, entregue ao destinatário.
Pois bem, pelo incrível que pareça a Internet funciona de forma bastante parecida:
- Um site (como este que você está lendo) tem um endereço.
- Quando você acessa esse site, seu roteador envia um pacote de informações para outros roteadores, até localizar o destino correto.
- Em seguida, pacotes de dados retornam para você com o conteúdo do site.
Tudo isso acontece, é claro, em milissegundos.
De forma geral é assim: transferências de pacotes de informações que navegam de endereço a endereço. Esses sites são hospedados em servidores (que são, no fundo, nada mais que computadores, só que mais potentes). Quando você os acessa há uma troca de pacotes de informação.
Próximos passos
Claro, há muitos outros fatores técnicos que tornam esse processo mais complexo, mas para um primeiro entendimento basta saber: a Internet é uma grande rede de computadores que trocam informações em tempo real.
Em textos futuros, vamos explorar esses detalhes com mais profundidade.
Para saber mais
Pesquisa We Are Social Digital 2024 Brasil
Ryan, J. (2010). A history of the Internet and the digital future. Reaktion Books.